Artigos mais visitados

domingo, 18 de março de 2018

O bom falador e o bom ouvinte.




Vamos falar aqui, eu e você, você e eu.
O Magia Eclética não fala só de magia, bruxaria e paganismo, você deve ter percebido isso...
Mas hoje queremos que saiba que vamos falar de você como indivíduo também, como pessoa que tem várias coisas dentro.
Hoje vai ser sobre comunicação.

A comunicação depende, para ser bem sucedida, de três fatores: o emissor, o meio e o receptor.
Todos eles tem que cumprir com seu papel para que a mesma mensagem que foi emitida seja recebida de forma fiel e eficaz.
Traduzindo isso pra nossa vida prática, a gente tem que falar de forma clara o suficiente, o meio de comunicação tem que suportar a mensagem a ser passada e o receptor ter o entendimento para que absorva a informação recebida.

É tipo conversar com aquela sua amiga que vocês estão acostumadas a lidar que até tem vocabulário próprio, sabe? O corpo fala junto, o vocabulário é similar (sim, nós temos vocabulários diferentes de acordo com a quantidade de palavras que temos conhecimento e também do meio que vivemos, as pessoas que conversamos influenciam muito nisso), tudo que é dito de forma natural é entendido de forma natural, não há necessidade de esforço pra que seja compreendido e absorvido.

Vou explicar isso pra você entender melhor.

O emissor é aquele que fala, que passa a mensagem com a informação nela. Exemplo: eu, Calidora.
O meio é o método que é utilizado para que essa mensagem seja encaminhada do emissor para o receptor. Tipo o blog.
O receptor é aquele que recebe a mensagem com a informação, tipo você.

Pra que a comunicação chegue até você direitinho eu tenho que escrever da melhor forma possível, com linguagem simples, como se estivéssemos conversando, sem muitas gírias e com um português decente com pontuação e as palavras escritas de forma correta.
Pra vocês lerem isso direitinho tenho que deixar o blog com o fundo claro pra não doer a vista de vocês, ser agradável à leitura e a internet de vocês tem que funcionar, certo? Certo.
Pra vocês entenderem o que eu falo vocês tem que gostar de ler, pois os textos quase nunca são curtinhos. Além de gostar de ler vocês tem que ter interesse e curiosidade pelo assunto, se não, não há motivos pra absorver a informação. Fora que tem um fator que é, se não, um dos mais importantes e é por isso que escrevo esse texto: estar aberto e lidar com a informação.

Agora chegamos ao ponto que eu queria.

Muita gente só entende o que lhe é conveniente ou vai até o ponto que responde e corresponde às suas expectativas. Não vai até o fim da mensagem e não absorve toda informação que foi passada ali.
Outra situação é a dúvida. Muita gente que não absorve 100% da informação contida na mensagem fica com brechas... Essas brechas geram dúvida, logo, pontos que não deixam a totalidade do conteúdo entrar na caixola.

Ah, esqueci de outra situação muito comum: aquele receptor que entende não só o que lhe convém como distorce o que foi passado e enviado. Gente, como isso é ruim.

Fora que o emissor, quem emite a mensagem, pode também acreditar que a mensagem está sendo emitida de forma correta só que não está... Nesse caso é bom o receptor, quem ouve ou lê,  avisar ou tirar as dúvidas do que não se compreendeu.

Mas sabem por que eu to falando tudo isso?
Amigues, não sejam esse tipo de pessoa que ouve o que convém, que distorce a informação. Pra quem tá passando a mensagem é bem ruim e pra quem recebe também.

Então, nessa nossa vivência como seres humanos que somos e que precisamos conviver em sociedade, analise se você é esse tipo de pessoa.

Se você faz alguma dessas coisas ou se, ao perguntar algo pra alguém, você não aceita a resposta dessa pessoa querendo converter essa resposta (que é pessoal) para uma resposta que você quer ouvir, talvez nem devesse ter perguntado, pois dentro de você já tem uma expectativa criada.

Conclusão: vamos nos comunicar melhor!
Somos humaninhos e somos "feitos" para viver em comunidade. Temos como sentidos a visão e a audição, vamos usar bem! Dois olhos, dois ouvidos, uma boca.
Que tenhamos bom senso para saber se estamos, os emissores, sendo entendidos e questionados sem entender que é uma afronta.
Que tenhamos inteligência para questionar sem arrogância, ler e ouvir as informações com a mente aberta dentro do nosso próprio julgamento.
Sejamos amorosos em nossas comunicações para melhorar nossas relações, nosso convívio, nosso aprendizado e nossa vivência nessa experiência maluca que é estar vivo.

- Calidora S.

Email e Skype: magia.eclética@hotmail.com
Instagram: @magiaecletica

Nenhum comentário: