Artigos mais visitados

sábado, 19 de agosto de 2017

O Significado das Cores




Quando a gente pensa em cor vem logo aquela imagem dos lápis, alinhadinhos, lindinhos, aquele arco-íris imenso no céu... Enfim, várias coisas e sensações vem à nossa cabeça.
Mal sabemos que as cores estão mais ligadas à nós, ao nosso íntimo, à nossa mente e ao nosso instinto.

O preto dá aquela sensação da noite, do mistério, do desconhecido. Nossos ancestrais sentiam medo da noite devido à diversos fatores como predadores, condições climáticas e outras coisas.
Mesmo muito tempo depois essa cor nos remete à essas sensações contrabalanceando um certo fascínio.
Do mesmo jeito que o negro nos traz isso, o claro é o contrário.
O azul claro vem com a limpeza, a clareza, bem estar, tranquilidade e liberdade.

"O uso dado às cores, conforme os hábitos das diversas culturas mundiais durante o decorrer dos séculos, tinha o objetivo de obter resultados dirigidos diante de situações específicas como ferramenta de manipulação psicológica que, segundo a sabedoria popular, tem provado ser muito mais lógica do que se imaginava.

Pitágoras, o filósofo grego, acreditava que a cor branca continha, além de todas as outras cores, todos os sons. Esta crença reflete-se na propriedade da cor branca de representar a divindade, sinceridade e transformação nos simbolismo do som dos sinos e gongos.
Muitos dos antigos templos e das atuais igrejas são brancas.
As tradições nipônicas consideram o branco a cor do luto.

Na Idade Média o negro era associado à Saturno.
Em Madagascar uma pedra negra é colocada em cada um dos quatro pontos cardeais, sobre o túmulo, para representar a força da morte.
Já para os antigos egípcios a negra lama do Nilo representava um renascer e os gatos pretos eram considerados duplamente sagrados diferindo das crenças ocidentais da Idade Média, nas quais os gatos e lebres pretos eram considerados familiares, isto é, mensageiros do demônio.
Na Roma antiga sacrificavam-se bois pretos para satisfazerem os deuses das profundezas.
Nas Ilhas Britânicas existem histórias de um cão negro, parte fada parte fantasma que, se visto, acaba com o bom humor do infeliz que estiver olhando na sua direção.

O Vermelho é uma cor mágica em muitas culturas, representa o sangue, a essência da vida. Ervas eram amarradas com uma fita vermelha e esta era, por sua vez, amarrada em volta da cabeça para aliviar a dor da enxaqueca.
Os chapéus dos gnomos a capa das fadas e o chapéu dos magos são, muitas vezes descritos como vermelhos.
A cor vermelha é bastante desagradável para os maus espíritos. Por essa razão, na China, os rabichos dos sábios eram trançados com uma fita vermelha para afastar os maus espíritos e as mães faziam o mesmo com o cabelo das crianças ou as costuravam dentro do bolso pela mesma razão.
No Japão, crianças com catapora são mantidas em um quarto totalmente vermelho, vestidas com roupas vermelhas para apressar o processo de cura. (Quando eu tive catapora minha vó amarrou uma fita vermelha em minhas mãos... Tudo fez sentido agora.)
Os ingleses usavam lenços vermelhos no pescoço para afastar os espíritos que causavam o resfriado e as runas dos povos nórdicos eram marcadas em vermelho.

Os corpos dos aborígenes australianos são pintados com ocre amarelo nas cerimônias funerárias.
Na China os magos escrevem seus feitiços em papel amarelo para aumentar sua potência.
Na Idade Média tanto Judas como o Diabo eram representados vestidos de amarelo.

As laranjeiras fornecem uma generosa colheita ano após ano e, tanto nas culturas ocidentais como orientais, suas flores são usadas pelas noivas como um símbolo de fertilidade.

Púrpura , Magenta e Violeta são, na verdade, representações de uma mesma cor, que variam na intensidade de luz. É um tom especialmente sagrado para as culturas romanas e egípcias nas figuras de Júpiter e Osíris. Associa-se às dimensões sagradas, justiça, diligência, nobreza de espírito, pensamento religioso, idade avançada e inspiração.
Na igreja católica o Púrpura - Magenta é usado pelos sacerdotes para transmitir santidade e humildade.
Na China o violeta simboliza a morte e é a cor das viúvas.

O Rosa é outra cor ligada à deusa greco-romana do amor e da beleza:Vênus, e representa os aspectos mais suaves do amor e bondade.

O Dourado é o poder do sol e suas deidades como o deus egípcio Rá e o deus grego Apolo. Também representa riqueza em várias culturas.

O Deus dos Judeus ordenou aos israelitas que usassem um barrado azul em suas roupas.
O deus hindu, Vishnu era azul.
É a cor das roupas de Nossa Senhora.
Azul era a cor sagrada dos Druidas; no dia 18 de Agosto, durante a celebração do Eisteddfod no velho país de Gales, druidas desejando obter o título de Bardos vestiam-se de verde para a cerimônia; aquele que ganhasse o título recebia permissão para fazer a leitura de um livro de runas, era abençoado com uma espada e ganhava uma fita Azul. Daí por diante o novo bardo se unia ao grupo tão
honrado em Gales.
Na Escócia as pessoas usam roupas azuis para restaurar a circulação.
No norte da Europa, por volta de 1600, um pano azul era usado no pescoço para evitar doenças.
Culturas asiáticas acreditam que vestir ou carregar algo azul afasta o mau olhado.
Nas culturas orientais o azul é conhecido como o envelope áurico que contém e sustém a vida.

Na Irlanda o verde é associado às fadas e acredita-se que pode dar azar devido a esta ligação. Entretanto se você soprar gentilmente a "penugem" do cardo ou do dente-de-leão para ajudar as fadas no seu caminho, você pode usar esta cor com impunidade.
No antigo país de Gales, Verde era a cor usada pelos druidas durante a cerimônia do Eisteddfod.
O Verde é muito usado nos hospitais com base na crença de que esta cor ajuda o processo de recuperação da saúde.

Nas culturas orientais acredita-se que o Marrom incorpore toda a força natural do elemento terra. A força vital do nosso planeta.
As culturas orientais acreditam que as estações, a natureza e até os pontos cardeais exercem direta influência sobre nossa vida, fazendo com que se tenha sorte, dinheiro e até uma vida amorosa bem sucedida.

Quando pensamos, geramos uma energia que se propaga em forma de onda.
Dependendo do que sentimos, essa onda corresponde uma determinada cor.
Se estou feliz, por exemplo, gero uma onda na frequência do vermelho. Se estou em depressão está onde será cinza ou negra. Se desejo superar uma dificuldade, visualizo uma cor laranja. Para transmutar energias negativas, penso na cor violeta. Se preciso de saúde e paz vibro a cor verde. (Como as auras)"
Fonte: Pdf: Curso Básico de Magia (Módulo III).
https://drive.google.com/file/d/0ByBzKldGvdELWXJ3YXhleEYwM1U/view?usp=sharing

Cores na Cromoterapia

Vermelho - intensa e estimulante, é indicada para afastar a depressão e o desânimo. É a cor das paixões, conquistas e sexualidade. Cuidado ao aplicá-la no quarto, pois pode tirar o sono, deixando a pessoa agitada.
Amarelo - muito viva, age sobre a mente, ajudando a raciocinar e mandar para longe os pensamentos obsessivos. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade;
Laranja - é restauradora e regeneradora, ajudando na recuperação emocional. É a cor da coragem, da reconstrução e da melhora;
Verde - é calmante e traz equilíbrio. O verde tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma. É a única cor que não possui nenhuma contraindicação;
Azul - traz paciência e serenidade, ajudando a tranquilizar o corpo e a mente. É indicada nos casos de insônia e estresse, pois ajuda a melhorar a qualidade do sono;
Índigo - ajuda a equilibrar as energias e trabalha a intuição, além de contribuir para a limpeza e purificação de ambientes;
Violeta ou lilás - é uma cor muito espiritual e mística, ajudando quem está desequilibrado emocionalmente e descrente. Quando usada em casa, ela limpa e isola os ambientes da má vibração;
Rosa - traz afeto, amor e união. Ajuda particularmente no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.
Fonte: Personare.

Como pudemos ver, uma cor não é só uma cor. É um instrumento que podemos aplicar no dia a dia como na magia.

Vermelho: vigor, força, sangue, paixão.
Amarelo: dinheiro, prosperidade, Sol.
Laranja: sucesso.
Verde: saúde, cura.
Azul: clarividência, divinação, calma, serenidade.
Violeta/Magenta: Divinação, espiritualidade, conexão com o divino.
Rosa: amor, família.
Branco: purificação.
Preto: limpeza energética, proteção.
Fonte: Calidora.

Existem muitos estudos e textos de cores por aí e a ocorrência do uso delas e seus significados pelos povos, culturas e tempos são muitos.
Garanto que você sabe de alguma mandinga boa com cores... Que tal contar pra gente?
Comenta aí!

Nossa page do facebook: https://www.facebook.com/magiaecleticame
Nosso email: magia.ecletica@hotmail.com (também é nosso Skype, pode adicionar lá também)
Nosso grupo de Estudos no Facebook: https://www.facebook.com/groups/105920543421662/
Facebook da Calidora: https://www.facebook.com/anamattademo

Bom caminho.

-Calidora S.

Nenhum comentário: