Bom, agora que sabemos o que é equinócio e solstício (se não sabe, clique aqui), podemos falar sobre o Equinócio de Primavera.
Essa celebração tem outros nomes em outras crenças como Ostara.
Ostara vem do nome de uma Deusa chamada Eostre que veio daí, então, a palavra Easter, que significa Páscoa.
Essa festividade tem a intenção celebrar o início da primavera, a renovação da Terra, o renascimento, o frescor da nova vida que brota com os primeiros raios de Sol.
É um momento que o dia e a noite tem a mesma duração e, a partir daí, os dias vão aumentando o tempo até o ápice no Solstício de Verão.
Tempo bom para trabalhar a prosperidade, a transformação, o renascimento em nós mesmos, o semear, o frescor do amor inocente.
Sugestão de Rito:
- Preparação do local, banhos, comidas e bebidas.
Antes de uma celebração é muito importante arrumarmos o local, pois vamos celebrar os Deuses. É como se recebêssemos um amigo muito querido. A casa (quarto, cozinha, qualquer lugar que for celebrar) tem que estar limpa e arrumadinha.
Previamente preparo o banho que vai arruda e alecrim de manhã, com a força do Sol no céu e deixo recebendo as luzes para dar poder aos efeitos das ervas. O banho é primeiro de sal grosso pra limpar e depois o de arruda com alecrim pra proteger e purificar.
Também fazemos antes as comidinhas e bebidinhas que são servidas no banquete.
Juntamos todas as ferramentas que serão utilizadas no rito, os participantes trazem suas ferramentas e itens, colocam no altar que é montado especialmente pra celebração.
Decoramos a casa com flores, folhas frescas, pisca-piscas.
- Banho higiênico e de limpeza energética.
Terminados os afazeres mais braçais, a galera se prepara pro banho enquanto o local é arrumado.
Cada um trouxe sua roupa, tomou um banho higiênico e depois o banho energético.
Fizemos maquiagens ritualísticas em cada um e também com a temática da primavera.
- Lanche inicial, chá e concentração.
Após o banho e o local já arrumado, iniciamos as preparações.
Como trabalhamos muito, tomamos um chá com ervas para poderes psíquicos e divinação, comemos um pão leve, ouvimos musica, relaxamos e nos concentramos para os trabalhos, pois todos farão algo.
Arredonde as orelhas para parecer um coelho. |
- Consagração do local e das pessoas.
É feita a limpeza energética do local.
São chamados Deuses que tornem o local apto para a celebração e a presença dos Deuses.
É feita a consagração de cada participante para que ele se torne apto à prática mágica e celebração com os Deuses.
- Abertura do Rito.
São convidados os Deuses. É falado a intenção da celebração. São acesas as velas e incensos para os Deuses e seres que estão com os participantes.
- Ofertas aos Deuses.
Realizamos a oferta aos Deuses de flores, folhas, bebidas. Depois, cada membro tem seu momento particular no altar com a dedicação de uma vela ter seu contato com os Deuses ou seu Deus de culto particular. Nesse dia serão dispostas várias velas de várias cores condizentes com o tema e cada participante irá escolher a cor que mais lhe atrai.
Quem trouxer flores e folhas também serão ofertadas.
- Queima e inspiração dos poderes das ervas e das bênçãos dos Deuses para nós.
Haverá, após a conexão de cada membro com os Deuses, uma queima de ervas. Pediremos ali que os Deuses abençoem e que sejam ativadas as propriedades mágicas das ervas. Ao queimar das ervas os participantes vão atrair para si a energia renovadora e transmutadora do fogo, as propriedades das ervas (que serão de prosperidade, força, clareza e saúde).
- Atividades em grupo, oraculares e orientações em geral.
Todos os participantes farão atividades e isso será uma surpresa! Trabalhamos com a criatividade de cada um e também com aquilo que cada um faz de melhor e se sente mais à vontade. Alguns ofertam coisas para o grupo, outros fazem atividades lúdicas, quem interpreta as lâminas do tarot dispõe lá sua Arte, quem faz orientações espirituais também... Enfim, é um momento para trabalharmos juntos.
- Oferta do banquete aos Deuses e banquete dos participantes.
A comida foi feita. Ela é consagrada e ofertada aos Deuses. Após a oferta é feito pedido de bênção dos Deuses para que nossa comida alimente não só nosso corpo físico como nossa alma. Todos comemos, nos divertimos e descansamos um pouco.
- Mais atividades.
Mais um período de atividades aberto. Agora as mais divertidas como danças, jogos, brincadeiras, canto, poesias e contação de histórias dos nossos ancestrais.
Momento de interação social.
- Finalização.
Agradecemos à todas as energias que possibilitaram nossa segurança e nossa celebração aos Deuses, juntamos as ferramentas, arrumamos e limpamos o local.
Por fim, limpo energeticamente para que não fique resquícios de outras pessoas/seres na casa. Todos ajudam. Fim!
Enfim, assim fazemos aqui, em nosso grupo.
Referências do Equinócio de Primavera:
Cores: Branco, amarelo, azul claro, verde claro, rosa, salmão, lilás.
Incenso: Todos de flores, sândalo.
Ervas: Louro, alecrim, hortelã, flores.
Comida: Aves assadas, peixe, saladas, massas leves (salada de macarrão, penne ao pesto). Bolo de maçã com castanhas, torta de banana.
Bebidas: Chás com flores como hibisco, camomila, jasmin, lavanda. Sucos de frutas da estação como abacaxi, caju, laranja, maçã.
Deusa relacionada: Eostre.
Sugestão de Atividades: Caça aos ovos, pintar ovos, fazer velas dentro de casca de ovo, colher flores, canto e dança, decorar a casa com flores, fazer guirlanda.
Derreta velas dentro dos ovos e alinhe bem o pavio. Aguarde endurecer a parafina e pronto! |
Ótima celebração à todos!
-Calidora S.
Nosso email: magia.ecletica@hotmail.com
Nossa página no facebook (pode mandar inbox lá): https://www.facebook.com/magiaecleticame/
Nosso grupo de estudos: https://www.facebook.com/groups/105920543421662/
Nosso whatsapp: 13997369494 - Calidora
Nenhum comentário:
Postar um comentário