Artigos mais visitados

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Velas: Formatos, entalhe de runas, nomes e símbolos.





- Velas e seus formatos.

A forma da vela também possui significado na magia de sua queima. As que têm forma de gato preto são queimadas em feitiços que aumentam a sorte e os poderes psíquicos. Queimam-se velas em forma de gato branco para realizar desejos e proteger mulheres grávidas.
Velas em forma de lua (ou decoradas com símbolos lunares) são queimadas para acrescentar poder às invocações mágicas à lua e à Deusa.
Velas com imagens humanas, masculinas ou femininas, são usadas para representar o homem ou a mulher a quem o poder de um feitiço se dirige.
Velas com formas fálicas são poderosas quando usadas em ritos de fertilidade e magia sexual.
Em forma de caveira branca, as velas são usadas para rituais de curas e em sessões espíritas.
Velas de Sete-Cilindros, que consistem em sete bolas de cera empilhadas c unidas com um único pavio, são usadas para meditação diária ou para pedidos mágicos, sendo cada segmento da vela queimado por dia enquanto a pessoa se concentra no que deseja ver realizado.
(Fonte: Gerina Dunwich - A Magia das Velas)

- Esculpindo letras, nomes, runas e símbolos na cera.


A vela nos dá uma facilidade devido ao seu material para entalhe na parafina.
O entalhe adiciona poder à vela e propriedades adicionais.
Podemos utilizar de muitas formas e ir de acordo com nossa criatividade, conhecimento e intuição.
Veja abaixo alguns exemplos.

Nome

Quando colocamos um nome na vela envolvemos aquela pessoa na energia e no propósito que a mesma está sendo queimada.
Por exemplo: tem um banimento maravilhoso (clique aqui para ler na íntegra) que escrevemos com um lápis ou palito o nosso nome numa vela preta e pedimos para que as energias negativas sejam banidas de nós.
Outro exemplo é uma amiga que está longe, sempre fica doente. Acendo uma vela e coloco o nome dela (com consentimento dela, óbvio) fazendo ali votos e pedidos de cura e purificação da sua saúde.

De cima pra baixo para efeitos positivos, de atração.
De baixo da cima para banimentos, limpeza energética e efeitos de afastamento.

Runas

Podemos entalhar uma runa numa vela e utilizar a energia dela para somar.
É necessário utilizar uma runa por vela, fazer então um bandrúnar ou usar uma na parte da frente e outra atrás (não pode ser uma do lado da outra pois, como é um alfabeto pode confundir a intenção e dar a impressão que era pra ter algo escrito ali).

Veja abaixo o significado de cada runa:

Fehu: Fortuna, riqueza.
Uruz: Liberdade, conhecimento.
Thurisaz: Conflito, mudanças.
Ansuz: Inspiração, bençãos.
Raido: Viagens, lei.
Kaunan: Fogo sagrado, poder.
Gebo: presente, ganhos.
Wunjo: Alegria, prosperidade.
Naudiz: Resistência, conflito.
Isaz: Bloqueio, dificuldade.
Jera: Recompensa, paz.
Eihwaz: Força, proteção.
Pertho: Segredos, incerteza.
Algiz: Proteção, escudo.
Sowilo: Sucesso, honra.
Tiwaz: Justiça, autoridade.
Berkanan: Fertilidade, crescimento.
Ehwaz: Confiança, lealdade.
Mannaz: Consciência de sociedade.
Laguz: Cura e autocontrole.
Engwaz: Nascimento, paciência.
Dagaz: Clareza, planejamento.
Othala: Posse, conquista.


Imagem cedida gentilmente pelo autor Allan Marante. Clique na imagem para vê-la em tamanho real.

Lembrando que esses significados é uma adaptação de estudos pessoais somados à obra de um grande irmão, o Allan Marante em seu livro Paganismo Nórdico no Século XXI.
Para uma compreensão maior sobre as rúnar (runas) indico o mesmo para passar conteúdo e instruções. Ele é um Godi (sacerdote) da Fé Nórdica, uma pessoa admirável, com domínio total no assunto e uma fonte confiável de conhecimento.
Adaptação da fonte: Paganismo Nórdico no Século XXI - Allan Marante.
Link para aquisição do livro: https://www.clubedeautores.com.br/book/175266--Paganismo_Nordico_no_Seculo_XXI#.WbbtPdGQyM-
Contato com o autor: https://www.facebook.com/allan.marante


Pentáculo
O pentáculo, muitas vezes utilizado como amuleto, é um pentagrama (estrela de cinco pontas) dentro de um círculo, que simboliza a união e a proteção. De tal modo, as cinco pontas do Pentagrama simbolizam os quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra) e o éter, que representa o espírito.

Cruz de Ansata - Ankh


A cruz Ansata era um antigo hieróglifo que, segundo os egípcios, simboliza a eternidade, a chave da vida. Era um símbolo utilizado pelos nobres e faraós com o intuito de lhes trazer proteção.

Triângulo
O triângulo que aponta para cima: simboliza o fogo;
O triângulo que aponta pra cima e que é cortado por uma linha horizontal: simboliza o ar;
O triângulo que aponta para baixo: simboliza a água;
O triângulo que aponta para baixo e que é cortado por uma linha horizontal: simboliza a terra.
Assim, os quatro símbolos dos elementos são combinados no Pentagrama.


Triskle
É um talismã que representa a sabedoria, tal como é um símbolo de bruxaria usado na invocação da deusa tripla, uma referência às fases da vida da mulher: virgem, mãe e velha ou, ainda, de outras tríades: mente, corpo e espírito; nascimento, morte e renascimento.

Olho de Horus


Amuleto que, para alguns, corresponde ao “olho que tudo vê”, por isso, para os egípcios, o olho de Horus simbolizava a clarividência, além de simbolizar o poder, a força e a proteção espiritual. Vale lembrar que esse símbolo corresponde ao olho que o deus Hórus perdeu durante uma batalha.



Olho

O olho é considerado quase que universalmente o símbolo da percepção intelectual. O olho integra a função de recepção da luz, o olho frontal, que é o olho do sentido, e o olho do coração, que recebe a luz espiritual. O olho também representa clarividência.




 Sol

O Sol simboliza a luz, o amor, a paixão, a vitalidade, o conhecimento, a juventude, o fogo, o poder, a realeza, a força, a perfeição, o nascimento, a morte, a ressurreição, a imortalidade.
Símbolo complexo, o Sol é um elemento presente em muitas crenças, rituais e costumes desde a antiguidade, representando a força vital e o poder cósmico; e, por isso, esse símbolo está presente em muitos mitos da criação do mundo.

Lua

A Lua simboliza os ritmos biológicos, e as fases da vida, pois ela passa regularmente por um ciclo de vida, uma vez que é um astro que cresce, diminui, desaparece e cresce novamente. Assim, a Lua está submetida à lei universal do nascimento e da morte, sendo a representação da passagem da vida para a morte, e vice-versa.
A Lua é passiva, receptiva. É fonte e símbolo da feminilidade e da fecundidade. É a guia das noites, é o símbolo dos valores noturnos, do sonho, do inconsciente e do conhecimento progressivo, evocando a luz nas trevas da tenebrosa escuridão da noite.
Ela simboliza um princípio passivo e fecundo: a noite, o frio, a umidade, o subconsciente, o sonho, o psiquismo, e tudo que é instável e transitório, bem como está relacionada com a reflexão.



Fonte das imagens dos símbolos e formas das velas: Google.

Bom caminho à todos.

-Calidora S.

Nosso email: magia.ecletica@hotmail.com
Nossa página no facebook (pode mandar inbox lá): https://www.facebook.com/magiaecleticame/
Nosso grupo de estudos: https://www.facebook.com/groups/105920543421662/
Nosso whatsapp: 13997369494 - Calidora

Nenhum comentário: