Artigos mais visitados

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Magia, Bruxaria e Wicca: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.




Magia, Bruxaria e Wicca: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Dentro dos nossos estudos temos muitos termos que nomeiam as coisas que sentimos, praticamos, acreditamos.
E uma das maiores confusões que acontecem (sem querer, obviamente) no começo dos estudos sobre Bruxaria é a diferença entre magia, bruxaria e Wicca.

Magia é o ato de mover as energias do Universo à seu favor, pode ser num banho de ervas, um chá que toma para se purificar, uma vela que acende pro anjo de guarda ou até aquela simpatia "inocente" pra tirar o quebranto da criança.
Bruxaria é uma antiga Arte, um ofício, que, na maioria das vezes, eram praticadas por mulheres (antigamente) que possuiam conhecimento de ervas, cristais, planetas e a natureza para curar o corpo e a alma de quem as procurasse. Essas pessoas praticam magia com o conhecimento que obtém. Acreditam nos Deuses Antigos, nos espíritos da natureza e nos ancestrais. Vivem de acordo com a sintonia das energias que vibram...
Wicca é uma religião (considerada em alguns países) que tem como base a crença pré-cristã difundida principalmente nos anos 50 com Gerald Gardner. Eles tem regras e leis que tem que ser seguidas em seus praticantes, como posicionamento de altar, dedicação, iniciação, seguir as datas das celebrações entre outras coisas. Acreditam na Deusa e no Deus como deidade tríplice tendo eles diversas faces como os Deuses que estamos acostumados (por cultura) a acreditar que são mitologias, elementos históricos, como os Deuses Gregos, Romanos, Nórdicos, Celtas, Chineses, Tupi-Guarani e por aí vai.

Agora que sabemos separadamente o que cada uma é, vamos entender as coisas.

Magia pode ser feita por qualquer pessoa, independente de religião. Não é necessário nenhuma iniciação, nenhum estudo, somente acreditar no que está fazendo ali.
Bruxaria é um ofício, como falei a cima. Envolve muito estudo e prática para aperfeiçoar não somente o que é feito, mas o bruxo em si, pois ele é ali uma referência para a sociedade que vive quando as coisas que faz são feitas com carinho, responsabilidade e seriedade. É aquela pessoa que é requerida para os assuntos sobrenaturais, tem bons conselhos e auxiliam com orientações oraculares ou mediúnicas.
A Wicca é uma religião baseada em Bruxaria Européia estudada por muitos senhores e senhoras. Ela faz parte do movimento neo pagão que envolvem outras vertentes. Para ser praticada a pessoa tem que passar pelos ritos de iniciação geralmente feitos pelo responsável do grupo que pertence, chamado de Sacerdote ou Sacerdotisa. Ela está dentro da Bruxaria, logo, quem é wicano/wicaniano é bruxo mas um bruxo nem sempre precisa ser wiccano, entende a diferença?
Ambos praticam a magia, que é algo mais amplo, pois não precisa de um dogma, é Universal.

Abençoados sejam hoje e todo o sempre.

Com amor:
-Calidora S.

Nenhum comentário: